segunda-feira, 17 de dezembro de 2007
Relatos Pessoais
Eu gostei do Projeto porque tem muitos jogos e é muito mais fácil aprender brincando.
João Victor.
Eu gostei dos jogos, pois são divertidos e da para fazer muitas contas.
Beatriz
É muito legal.
Guilherme
A gente nem percebe que esta fazendo contas e depois vê que aprendeu.
Ana Paula.
É divertido e interessante, pois aprendemos brincando.
Bianca.
Nota 10.
Renan.
Muito legal, dá para jogar e aprender ao mesmo tempo.
Laura.
Fazemos as contas ser perceber.
Renan.
Eu gostei porque dá para aprender bastante.
Luiz Henrique.
Adoreeeeeeeeeiiiiiiii.
Samanta.
Muito bom, pois dá um reforço para as aulas de matemática, assim ficamos muito melhores.
Lucas.
É divertido, e aprendemos muito.
Michele.
Muito firmeza.
Leonardo.
Eu gostei, porque eu aprendi bastante.
Carla.
Muito bom.
Marcio.
O Projeto Números em Ação é muito bom, nota 10, interessante, e o melhor de tudo, um sucesso, pois os alunos gostam e aprendem de forma lúdica e significativa.
Conclusão
Histórico da Escola
Avaliação
O propósito da avaliação já estabelecida pelo programa, diagnostica é determinar as competências já construídas pelos alunos das 5ªs e 6ªs séries, ao longo de sua escolarização, sobre Sistema de Numeração Decimal e Cálculos. Propõe-se que esta avaliação seja feita por meio do uso individual do software Avaliação Eletrônica cujas características e funcionamento estão descritos a seguir. O aluno será avaliado também pelo professor, no seu desenvolvimento e participação nas actividades no dia-a-dia no ambiente da SAI.
Estratégia
Para um bom desempenho e participação dos alunos no projeto, o professor interage juntamente com eles, fazendo intervenções junto aos problemas de diversos conteúdos e assuntos, discussões e liberdade para expressarem suas próprias opiniões, produções e metodologias e conhecimento a priori já conhecido. Espaço para os alunos demonstrarem seus conhecimentos e métodos de resoluções e demonstrarem para seus colegas.O professor procura dosar a aula deixando um tempo para os alunos acessarem a internet e aprenderem a pesquisar, além de perguntas de maneira oral onde o professor possa avaliar o conhecimento dos alunos.
O lúdico é ponto forte do Projeto e uma estratégia interessante, pois os alunos aprendem brincando, e aprendem a aprender, o que torna o saber significativo.
Metodologia
O principal recurso para o desenvolvimento do projeto é o uso da sala de informática, no qual os educandos fizeram acordos juntamente com o professor sobre o uso da sala de informática; trabalhos com diversos problemas matemáticos, e discussões, pesquisas e jogos que o programa oferece, e indo mais além, procurando atividades que não contém no programa, mas que são interessantes e possam sanar as dificuldades dos alunos, sempre em busca de um melhor aprender.O acompanhamento e a avaliação de resultados serão constantes, de forma que o replanejar seja possível em tempo real e que o professor se veja amparado por interlocutores que compartilham dos mesmos objetivos.Pela natureza do projeto, também é importante a participação da comunidade escolar, consultada ou pesquisada pelos alunos.
Objetivos
O objetivo primeiro do projeto Números em Ação é ensinar Matemática. O uso da tecnologia é uma opção para o estabelecimento de um contrato didático que alavanque mudanças atitudinais, motivacionais e procedimentais em alunos e professores em suas tarefas de aprender e ensinar.
O conhecimento matemático recebe tratamento prazeroso e interessante e pode ser acessado com rapidez. Entretanto, além de serem meio, pois abastecem alunos e professores de novos recursos e novas formas de trabalho, as tecnologias são também um fim, porque proporcionam a inclusão digital de todos os que não têm acesso à tecnologia fora do ambiente escolar. Aprende-se a navegar na Internet, a utilizar editores de textos e softwares de autoria, enquanto se aprende Matemática.
Os conteúdos e as atividades didáticas a serem desenvolvidos no projeto Números em Ação levarão em conta os seguintes objetivos de ensino e objetivos de aprendizagem, que têm como base aqueles expressos nos Parâmetros Curriculares Nacionais – Matemática.
OBJETIVOS DE ENSINO
Criar um ambiente de trabalho que possibilite:
• o reconhecimento e a valorização da Matemática como uma linguagem que permite a análise, compreensão, representação e transformação da realidade, ao identificar possibilidades de aplicação do conhecimento matemático na resolução de situações-problema do cotidiano, das atividades profissionais ou de outras áreas de conhecimento;
• o trabalho cooperativo permanente, na busca de consenso, no respeito à opinião do outro, na consideração do outro como fonte de conhecimento;
• o desenvolvimento pessoal, mediante o prazer de “fazer matemática”, numa perspectiva do jogo e da disciplina intelectual, da atitude crítica, de perseverança, autonomia e cooperação na busca de soluções;
• a utilização da tecnologia como recurso que favorece:
• a simulação de situações complexas e difíceis de serem realizadas numa situação real;
• o tratamento diferenciado do erro;
• o desenvolvimento da capacidade de adequação dos recursos tecnológicos disponíveis à natureza dos problemas a serem resolvidos.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
• Compreender e utilizar as regras do SND para leitura, escrita e comparação de números naturais.
• Compreender os significados das quatro operações fundamentais ao resolver situações-problema.
• Reconhecer que uma mesma operação está relacionada a problemas de diferentes naturezas.
• Propor diferentes estratégias ao resolver uma mesma situação-problema.
• Desenvolver diferentes estratégias de cálculo mental, escrito, estimado e com calculadora.
• Utilizar as propriedades das operações e o valor posicional como recurso de cálculo mental.
• Antecipar e verificar resultados de cálculos feitos.
• Analisar estratégias de resolução desenvolvidas por terceiros.
• Utilizar a estimativa como recurso para avaliação da adequação de um resultado.
• Representar as quatro operações fundamentais, por meio de algoritmos não-convencionais e convencionais, decidindo sobre a utilização da representação mais adequada à resolução da situação apresentada.
• Reconhecer a medida como resultado da comparação entre grandezas de mesma natureza.
• Demonstrar confiança na própria capacidade de resolver problemas.
• Estabelecer procedimentos e estratégias de coleta de dados e informações.
• Elaborar e organizar procedimentos de comunicação de dados e informações coletadas.
• Usar os recursos tecnológicos disponíveis, adequando-os à necessidade ou à natureza da situação.
Justificativa
Criar um ambiente de trabalho que possibilite:
· o reconhecimento e a valorização da Matemática como uma linguagem que permite a análise, compreensão, representação e transformação da realidade, ao identificar possibilidades de aplicação do conhecimento matemático na resolução de situações-problema do cotidiano, das atividades profissionais ou de outras áreas de conhecimento;
· o trabalho cooperativo permanente, na busca de consenso, no respeito à opinião do outro, na consideração do outro como fonte de conhecimento;
· o desenvolvimento pessoal, mediante o prazer de “fazer matemática”, numa perspectiva do jogo e da disciplina intelectual, da atitude crítica, de perseverança, autonomia e cooperação na busca de soluções;
· a utilização da tecnologia como recurso que favorece: a simulação de situações complexas e difíceis de serem realizadas numa situação real;o tratamento diferenciado do erro;
· o desenvolvimento da capacidade de adequação dos recursos tecnológicos disponíveis à natureza dos problemas a serem resolvidos.
Introdução
Atividade Extra - Os Quatro Quatros
quarta-feira, 12 de dezembro de 2007
Aulas 80, 81, 82 e 83 - Avaliação
Aulas 76 e 77 - Caça-Sinais
Eles resolvem as atividades propostas na aula multimídia, e depois entram na discussão sobre a ordem na resolução das atividades.
Aula rica, pois desenvolve o raciocínio do aluno e o instiga a procurar soluções.